quinta-feira, 23 de junho de 2011

Fantasma do Hospital

Pra quem ainda não sabe, sou de uma raça sofrida e menosprezada: a enfermagem.


Pq sofrida?
Pense em trabalhar em plantões de 12h (geralmente inteiras de pé) , cuidando, tratando, fazendo curativos nas piores feridas imagináveis, trocando fraldas... Enfim, essas coisas que a maioria dos seres mortais não faria. E depois de tudo isso quem recebe os agradecimentos? O médico. Quem ganha beijinho? O médico. Quem ganha presente no fim de ano? O médico. Quem é o grande realizador da cura? O médico. Quem limpa bunda? A enfermagem. (esse parágrafo por si só explica o “Menosprezada” também)
E tudo isso ganhando um salário de fome, que faz vc ter um 2º ou 3º emprego, ou seja, 24h ou 48h direto assim.

Alguns pacientes são inesquecíveis. Alguns momentos idem. Tem paciente que até hj lembro pelo nome, uns pela lição de vida que me passaram (anos trabalhando na enfermaria de doentes crônicos e/ou terminais), outros por momentos hilários.
Em relação a eles tem muita história pra contar, não daria só num post.

Dizem que a enfermaria que trabalhei anos é assombrada. Certa vez eu e mh amiga de plantão havíamos passado as medicações de meia noite. E resolvemos esticar um lençol no chão do posto de enfermagem e deitar um pouco, afinal, as pernas depois de 24h nem respondiam mais. Escutamos os passos de um paciente indo ao banheiro. Eu levantei e não vi ninguém andando, mas vi a luz do banheiro acender.
-Dayse, estranho, ouvi passos, mas não vi ninguém. A luz do banheiro acendeu.
Nesse momento o som da descarga e a luz apagando. Dayse já estava sentada do meu lado para ver quem era no banheiro. E nada. Passaram alguns minutos e Nada.

Fui até o banheiro (quase me cagando de medo) e não tinha ninguém lá. Demos uma volta na enfermaria (juntas e munidas de cabos de vassoura) e todos os pacientes estavam dormindo. Passava de 3h da madruga. Voltamos pro posto e começamos a ouvir gemidos.
-humm
- hummmmmmmmm
- huuuuummmmmmmmmm

Dessa vez nem fomos ao banheiro. Voltamos a olhar os pacientes, e todos dormindo.
Sentamos com nossas armas, digo, vassouras em punho. Até que do banheiro um estrondo aterrorizador, metais e correntes caindo. 
E surge das sombras uma figura de cabelos arrepiados, envolto num lençol.
A essa altura Dayse e eu abraçadas e acuadas, acordamos o hospital inteiro, e em fração de segundos, nossa enfermaria estava cheia de gente. Até que uma boa alma  acendeu a luz. 

E nos deparamos com o paciente do leito 8,  “seu” Jose Segundo (sim esse era o nome dele, o irmão, contam as más línguas era o José Primeiro) enrolado num lençol. 
Todos olhando para nossa cara, atracadas com cabos de vassoura.

Seu José passou minutos reclamando que caiu no Hamper de roupa suja e ninguém foi ajudá-lo, até que ele conseguiu sair de dentro do dito cujo, derrubando as comadres e o carrinho da limpeza. Ele não quis gritar pra não acordar os demais pacientes
(ah claro, a gente Tb nem queria acordar ninguém, foi só um acaso)

Eu literalmente me mijei de rir da situação, e nossos colegas e demais pacientes não entenderam a nossa gritaria. Como explicar o mico? 
Fomos história há dias, quem dirá há anos, e muita gente ainda lembra disso. 

Mas e o que explica o fato de todos os pacientes estarem dormindo nas nossas duas rondas?
Pois bem, a esposa de seu Jose estava dormindo no leito com ele, e qdo ele foi ao banheiro ela continuou deitadinha, porém, coberta dos pés a cabeça. Se estava respirando, pra nós significava paciente vivo.

Depois disso, as nossas noites foram todas com a luz do banheiro acesa, e as vassouras do lado, só pra garantir.



Esse é um Hamper de roupa Suja de hospital 

seu Jose Segundo tinha essa cara, e esse cabelo, a inteligencia... bem... dado o fato dele ter caído num Hamper cheio de roupa de pciente suja...
 

4 comentários:

Anônimo disse...

Muuuito bom, não canso de ler...rs, depois vou fazer um comentario em cada um. Bjs

Anônimo disse...

E pensar que vc ainda tem tantas histórias, se eu já morro de rir só com as que estão aqui, imagino o resto.
Gaby

nai_pantel disse...

eu ri d mais cm essa....pqp eu tinha morrido do coraçao certeza....num iah nem grita iah morrer ants....kkkk

Meu Querido Armario disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk*kkkkkkkkkkkkkkk

Pesquisar este blog